Segunda-feira, 20 de Novembro de 2017 - 02:10:03

Dízimo

AS DIMENSÕES DO DÍZIMO

Pelo Batismo nos tornamos filhos adotivos de Deus e membros de sua Igreja.

- Assumimos desde então o compromisso de fidelidade a Deus e o dever de prestar-lhe um culto de louvor, estabelecendo-se a dimensão religiosa do nosso ser cristão.

- Esse mesmo compromisso de fidelidade a Deus exige de nós o cuidado para com o nosso próximo pois não é possível amar a Deus a quem não se vê se não amamos ao nosso próximo a quem vemos. É a dimensão fraterna ou social do ser cristão.

- Ainda pelo mesmo compromisso de fidelidade a Deus somos convocados a proclamar o Evangelho a todos os povos, na dimensão missionária de todo batizado.

- Como podemos perceber, toda a ação pastoral da Igreja está envolvida com estas dimensões. Seja a catequese, a liturgia, o cuidados com os doentes, os jovens, os idosos, etc. (A catequese da primeira eucaristia, por exemplo: procura preparar os catequizando para a recepção da primeira comunhão e de todas as outras que hão de vir. Mas a comunhão só é possível quando acontece com Deus e com o próximo e quando dá sentido à missão de evangelizar que compete a todo batizado.

- Assim, também o dízimo que é a retribuição a Deus de uma parte de tudo o que Ele nos dá, contempla essas 3 dimensões quando aplica os recursos partilhados pela comunidade.

- Na dimensão religiosa o dízimo deve suprir com recursos, todas as necessidades direta ou indiretamente ligadas ao culto e aos seus ministros. Gastos com o templo - construção e manutenção, salário do padre e dos funcionários, encargos, energia elétrica, água, telefone, impressos, paramentos litúrgicos, velas, vinho, hóstias, equipamentos de som e audiovisuais, etc.

- Na dimensão social o dízimo deve suprir as necessidades dos irmãos mais necessitados da comunidade, atendidos pelas pastorais sociais. As nossas pastorais sociais cuidam da promoção do ser humano e neste seu trabalho de misericórdia e compaixão resgatam a dignidade dos irmãos assistidos.

- Na dimensão missionária, o dízimo deve sustentar financeiramente as ações de evangelização da comunidade exercidas fora do território da paróquia. Ajuda à Cúria, ao Seminário e às missões de um modo geral.

Meu 10 Mandamentos do Dízimo

1 Sou dizímista porque amo Deus e amo o meu proxímo (2Cor 9,7);

2 Sou dízimista porque reconheço que tudo recebo de Deus. (SI 23;1Cor4,7);

3 Sou dízimista porque minha gratidão a Deus me livra a devolver um pouco do muito que recebo. (Lc17,11-19);

4 Sou dízimista porque aceito como palavra de Desus o que leio na Bíblia. (MI3,10;Lc21,1-4)

5 Sou dizímista creio e confio, em Deus Pai. (Mt 18,20)

6 Sou dizímista porque o ato de partilhar irá matando meu egoísmo. (Lc12,16-21;Pd4,28);

7 Sou dizímista porque creio na vida cristã em comunidade. (Mt18,20);

8 Sou dizímista porque Deus, o único Pai rico, não quer ninguém passando necessidade. (Mt25,40);

9 Sou dizímista porque gosto de viver em liberdade e alegria. (Jo14,1-5;Mt25,34);

10 Sou dizímista porque quero ver minha comunidade crescer e minha igreja testemunhar o Evangelho no mundo inteiro. (Mt28,19-20;Mc16,15).

Expresse o seu reconhecimento e Gratidão ao Senhor por tudo aquilo que Ele tem concedido a você!

O Dízimo é sinal dessa expressão!

Querendo consagrar seu dízimo, procure a Paróquia ou então, se preferir, faça o seu reconhecimento por meio da Conta:

BANCO - 104 - CAIXA ECONÔMICA FEDERAL
AGÊNCIA - 0875-OPERAÇÃO-003