Segunda-feira, 20 de Novembro de 2017 - 02:07:24

29/06/2012 - 21:23:00

Verdades que a ICAB acredita - Parte I

A CONFISSÃO DE PEDRO

Tendo Jesus chegado às regiões de Cesaréia de Felipe, interrogou os seus discípulos, dizendo: Quem dizem os homens ser o Filho do homem?

Responderam eles: Uns dizem que é João, o Batista; outros, Elias; outros, Jeremias, ou algum dos profetas.

Mas vós, perguntou-lhes Jesus, quem dizeis que eu sou?

Respondeu-lhe Simão Pedro: Tu és o Cristo, o Filho do Deus vivo.

Disse-lhe Jesus: Bem-aventurado és tu, Simão Barjonas, porque não foi carne e sangue que to revelou, mas meu Pai, que está nos céus. Pois também eu te digo que tu és Pedro, e sobre esta pedra edificarei a minha igreja, e as portas do inferno não prevalecerão contra ela; dar-te-ei as chaves do reino dos céus; o que ligares, pois, na terra será ligado nos céus, e o que desligares na terra será desligado nos céus.

Então ordenou aos discípulos que a ninguém dissessem que ele era o Cristo. (Mateus 16,13-20)

Nas palavras que Jesus disse a Pedro devem ser consideradas várias importantes declarações:

1. "Tu és Pedro, e sobre esta pedra edificarei a minha igreja". Para a compreensão de uma passagem bíblica, o idioma original deve ser de importância capital, e precisa ser consultado quando o assunto é pouco claro ou debatido. O Evangelho de Mateus foi escrito originalmente em aramaico, mas chegou até nós em grego e é desta língua que nos iremos valer. Neste caso, duas palavras tem sentido especial: "Tu és Pedro (em grego petros), e sobre esta pedra (em grego petra) edificarei a minha Igreja". De fato, petros  é um seixo, um pedaço de pedra, ao passo que petra significa rocha. Então, Pedro (petros) não era o fundamento da igreja, mas sim Cristo, que é a rocha.

2. Dizemos que a Bíblia se explica a si mesma, e desejamos demonstrar este ponto. Paulo, falando sobre os crentes como Igreja, disse: "Edificados sobre o fundamento dos apóstolos e dos profetas, de que Jesus Cristo é a pedra principal da esquina; no qual todo edifício, bem ajustado, cresce para templo santo do Senhor" (Efésios 2, 20-21). Foram os apóstolos todos, de igual maneira, os primeiros que concorreram para a edificação da Igreja cristã, mas firmados na pedra angular, Jesus Filho de Deus.

3. Outras passagens confirma essa interpretação: " seja conhecido de vós todos, e de todo o povo de Israel, que em nome de Jesus Cristo, o nazareno, aquele a quem vós crucificastes e a quem Deus ressuscitou dentre os mortos, nesse nome está este aqui, são diante de vós. Ele é a pedra que foi rejeitada por vós, os edificadores, a qual foi posta como pedra angular. E em nenhum outro há salvação; porque debaixo do céu nenhum outro nome há, dado entre os homens, em que devamos ser salvos." ( Atos 4, 10-12)

4. O mesmo apóstolo pedro chama a Jesus Cristo: " e, chegando-vos para ele, pedra viva, rejeitada, na verdade, pelos homens, mas, para com Deus eleita e preciosa, vós também, quais pedras vivas, sois edificados como casa espiritual para serdes sacerdócio santo, a fim de oferecerdes sacrifícios espirituais, aceitáveis a Deus por Jesus Cristo. Por isso, na Escritura se diz: Eis que ponho em Sião uma principal pedra angular, eleita e preciosa; e quem nela crer não será confundido. E assim para vós, os que credes, é a preciosidade; mas para os descrentes, a pedra que os edificadores rejeitaram, esta foi posta como a principal da esquina, e: Como uma pedra de tropeço e rocha de escândalo; porque tropeçam na palavra, sendo desobedientes; para o que também foram destinados." ( I Pedro 2, 4-8)

5. O apóstolo Paulo, por sua vez, também disse: "Porque ninguém pode lançar outro fundamento, além do que já está posto, o qual é Jesus Cristo." (1 Coríntios 3,11).

6. Esta interpretação correta e positiva, exposta com clareza pelas Escrituras, é a mesma que foi dada pelos cristãos dos primeiros séculos, o que é outra prova.

Opinião dos Padres da Igreja

Possivelmente, o mais acatado dentre os Padres da Igreja Católica é Santo Agostinho. É ele quem, comentando a passagem que estamos estudando, diz: "Tu és Pedro, e sobre esta pedra edificarei a minha Igreja, deve enterder-se sobre aquele a quem Pedro confessara dizendo: Tu és o Cristo, o Filho de Deus vivo. E que Pedro, apelidado de pedra, representava a pessoa da Igreja que está edificada sobre a rocha e recebeu as chaves do reino dos céus. Pois não diuz: Tu és a rocha (petra), mas: Tu és Pedro (Petros)" (Retractaciones 1,21)

O próprio Santo Agostinho declara: "Sobre esta pedra, que tu confessaste, edificarei a minha Igreja, isto é, sobre o ato da confissão" (São João Cris´sotomo, patriarca de Constantinopla no século IV , Homilia 54).

"Sobre esta rocha da confissão está edificada a Igreja. A fé o fundamento da Igreja. Mediante esta, até as portas do inferno são impotentes contra ela. Esta detém a posse das chaves do  reino dos céus" (Santo Hilário, bispo de Poitiers, séc IV, Sobre a Trindade)

As chaves de Pedro

Vejamos nos evangelhos as palavras "e eu te darei as chaves do reino dos céus" e também as palavras de Mateus 23,13 e de Lucas 11,52, dirigidas por Jesus Cristo aos escribas e fariseus, dos quais se diz que tinham a "chave da ciência, e fechavam aos homens o reino dos céus". Torna-se evidente que as cheves em apreço são as Escrituras Sagradas, cuja obediência nos prepara para a salvação.

Tanto a porta, pois, quanto as chaves são alegóricas, como também alegoricamente entendemos o dito do Senhor: " Eu sou a porta; se alguém entrar por mim salvar-se-á" (João 10,9). E acrescentamos agora as palavras de Jesus à sua Igreja, na qual ele se denomina a si mesmo o "santo, o que é verdadeiro, o que tem a chave de Davi; o que abre e ninguém fecha; e fecha e ninguém abre" (Apocalipse 3,7)

Fonte: Livros: Igrejas Católicas Nacionais - Origens e Normas por Dom Luís Fernando Castillo Méndez (pp. 32 - 34)