Segunda-feira, 20 de Novembro de 2017 - 02:07:24

O que você achou deste site?

Bom
Ruim
Ótimo

585479

29/06/2012 - 21:23:00

Verdades que a ICAB acredita - Parte I

A CONFISSÃO DE PEDRO

Tendo Jesus chegado às regiões de Cesaréia de Felipe, interrogou os seus discípulos, dizendo: Quem dizem os homens ser o Filho do homem?

Responderam eles: Uns dizem que é João, o Batista; outros, Elias; outros, Jeremias, ou algum dos profetas.

Mas vós, perguntou-lhes Jesus, quem dizeis que eu sou?

Respondeu-lhe Simão Pedro: Tu és o Cristo, o Filho do Deus vivo.

Disse-lhe Jesus: Bem-aventurado és tu, Simão Barjonas, porque não foi carne e sangue que to revelou, mas meu Pai, que está nos céus. Pois também eu te digo que tu és Pedro, e sobre esta pedra edificarei a minha igreja, e as portas do inferno não prevalecerão contra ela; dar-te-ei as chaves do reino dos céus; o que ligares, pois, na terra será ligado nos céus, e o que desligares na terra será desligado nos céus.

Então ordenou aos discípulos que a ninguém dissessem que ele era o Cristo. (Mateus 16,13-20)

 

Nas palavras que Jesus disse a Pedro devem ser consideradas várias importantes declarações:

 

1. "Tu és Pedro, e sobre esta pedra edificarei a minha igreja". Para a compreensão de uma passagem bíblica, o idioma original deve ser de importância capital, e precisa ser consultado quando o assunto é pouco claro ou debatido. O Evangelho de Mateus foi escrito originalmente em aramaico, mas chegou até nós em grego e é desta língua que nos iremos valer. Neste caso, duas palavras tem sentido especial: "Tu és Pedro (em grego petros), e sobre esta pedra (em grego petra) edificarei a minha Igreja". De fato, petros  é um seixo, um pedaço de pedra, ao passo que petra significa rocha. Então, Pedro (petros) não era o fundamento da igreja, mas sim Cristo, que é a rocha.

 

2. Dizemos que a Bíblia se explica a si mesma, e desejamos demonstrar este ponto. Paulo, falando sobre os crentes como Igreja, disse: "Edificados sobre o fundamento dos apóstolos e dos profetas, de que Jesus Cristo é a pedra principal da esquina; no qual todo edifício, bem ajustado, cresce para templo santo do Senhor" (Efésios 2, 20-21). Foram os apóstolos todos, de igual maneira, os primeiros que concorreram para a edificação da Igreja cristã, mas firmados na pedra angular, Jesus Filho de Deus.

 

3. Outras passagens confirma essa interpretação: " seja conhecido de vós todos, e de todo o povo de Israel, que em nome de Jesus Cristo, o nazareno, aquele a quem vós crucificastes e a quem Deus ressuscitou dentre os mortos, nesse nome está este aqui, são diante de vós. Ele é a pedra que foi rejeitada por vós, os edificadores, a qual foi posta como pedra angular. E em nenhum outro há salvação; porque debaixo do céu nenhum outro nome há, dado entre os homens, em que devamos ser salvos." ( Atos 4, 10-12)

 

4. O mesmo apóstolo pedro chama a Jesus Cristo: " e, chegando-vos para ele, pedra viva, rejeitada, na verdade, pelos homens, mas, para com Deus eleita e preciosa, vós também, quais pedras vivas, sois edificados como casa espiritual para serdes sacerdócio santo, a fim de oferecerdes sacrifícios espirituais, aceitáveis a Deus por Jesus Cristo. Por isso, na Escritura se diz: Eis que ponho em Sião uma principal pedra angular, eleita e preciosa; e quem nela crer não será confundido. E assim para vós, os que credes, é a preciosidade; mas para os descrentes, a pedra que os edificadores rejeitaram, esta foi posta como a principal da esquina, e: Como uma pedra de tropeço e rocha de escândalo; porque tropeçam na palavra, sendo desobedientes; para o que também foram destinados." ( I Pedro 2, 4-8)

 

5. O apóstolo Paulo, por sua vez, também disse: "Porque ninguém pode lançar outro fundamento, além do que já está posto, o qual é Jesus Cristo." (1 Coríntios 3,11).

 

6. Esta interpretação correta e positiva, exposta com clareza pelas Escrituras, é a mesma que foi dada pelos cristãos dos primeiros séculos, o que é outra prova.

 

Opinião dos Padres da Igreja

 

Possivelmente, o mais acatado dentre os Padres da Igreja Católica é Santo Agostinho. É ele quem, comentando a passagem que estamos estudando, diz: "Tu és Pedro, e sobre esta pedra edificarei a minha Igreja, deve enterder-se sobre aquele a quem Pedro confessara dizendo: Tu és o Cristo, o Filho de Deus vivo. E que Pedro, apelidado de pedra, representava a pessoa da Igreja que está edificada sobre a rocha e recebeu as chaves do reino dos céus. Pois não diuz: Tu és a rocha (petra), mas: Tu és Pedro (Petros)" (Retractaciones 1,21)

 

O próprio Santo Agostinho declara: "Sobre esta pedra, que tu confessaste, edificarei a minha Igreja, isto é, sobre o ato da confissão" (São João Cris´sotomo, patriarca de Constantinopla no século IV , Homilia 54).

 

"Sobre esta rocha da confissão está edificada a Igreja. A fé o fundamento da Igreja. Mediante esta, até as portas do inferno são impotentes contra ela. Esta detém a posse das chaves do  reino dos céus" (Santo Hilário, bispo de Poitiers, séc IV, Sobre a Trindade)

 

As chaves de Pedro

 

Vejamos nos evangelhos as palavras "e eu te darei as chaves do reino dos céus" e também as palavras de Mateus 23,13 e de Lucas 11,52, dirigidas por Jesus Cristo aos escribas e fariseus, dos quais se diz que tinham a "chave da ciência, e fechavam aos homens o reino dos céus". Torna-se evidente que as cheves em apreço são as Escrituras Sagradas, cuja obediência nos prepara para a salvação.

Tanto a porta, pois, quanto as chaves são alegóricas, como também alegoricamente entendemos o dito do Senhor: " Eu sou a porta; se alguém entrar por mim salvar-se-á" (João 10,9). E acrescentamos agora as palavras de Jesus à sua Igreja, na qual ele se denomina a si mesmo o "santo, o que é verdadeiro, o que tem a chave de Davi; o que abre e ninguém fecha; e fecha e ninguém abre" (Apocalipse 3,7)

 

 

 

 



Fonte: Livros: Igrejas Católicas Nacionais - Origens e Normas por Dom Luís Fernando Castillo Méndez (pp. 32 - 34)




CLIQUE AQUI

VELAS JÁ ACENDIDAS: 1895
Quaresma 2017
Casamento Felipe e Danielle
JUBILEU DOS 70 ANOS DA ICAB
Missa no Monte das Bem aventuranças na Galiléia
Hino da Vitória
3º domingo da Quaresma
2º Domingo da Quaresma
Resumo da Tipificação de Jesus na Bíblia de Gênesis a Apocal...
Exorcismo de São Miguel Arcanjo 2016. (9 fotos)
CASAMENTOS NA PARÓQUIA E EM CLUBES (57 fotos)
Missas das Crianças (4 fotos)
Festa de Nossa Senhora da Medalha Milagrosa (36 fotos)
PEREGRINAÇÃO TERRA SANTA (22 fotos)
MISSA DE NOSSA SENHORA DA MEDALHA MILAGROSA (4 fotos)
Homenagens da Paróquia (1 fotos)
CELEBRAÇÕES NATALINAS EM COMUNIDADES MISSIONÁRIAS - DISTRIBU... (12 fotos)
ESPAÇO MUSICAL
Página Inicial | Testemunhos | Quem Somos | Nossa Sede | Nossa História | Padroeira | Localização
Missas | Novena | Batismo | Crisma | Eucaristia | Casamento | Mensagem da Semana | Santo do Dia
Agenda | Informativos | Galeria de Fotos | Vídeos | Notícias | Fale Conosco | E-mail

PARÓQUIA NOSSA SENHORA DA MEDALHA MILAGROSA
Endereço: Sgas 910 Conjunto B Bloco C, 30 - Asa Sul - Brasília /DF - (61)3443-8992-9692-3524

© Web Conexão Informática Ltda - Todos os direitos reservados