Domingo, 21 de Janeiro de 2018 - 10:46:26

03/09/2012 - 09:03:00

Navegar é preciso!

"Navegar é preciso, viver não é preciso!"

Esta frase imortalizada pelo poeta português Fernando Pessoa, remonta ao séc. I a.C., quando o General Romano Pompeu foi incumbido de levar trigo das províncias para a capital do Império, a fim de abastecer a cidade. Havia um dilema: ou ficar tranquilamente parado nas ilhas da Sicília para não enfrentar os perigos do mar e assim salvar a sua pele, ou navegar para Roma, correndo riscos mortais, para cumprir a sua missão.

Muitas vezes, nos acomodamos em situações que nos são mais convenientes e entramos no que chamamos "zona de conforto", pois enfrentar novos desafios sempre é algo considerado complicado e difícil. Entretanto, o Divino Mestre recomenda que não tenhamo medo dos desafios, mas que aprendamos a nos doar, pois só assim compreenderemos o valor da verdadeira vida: " Porque aquele que quiser salvar a sua vida, perdê-la-á; mas aquele que tiver sacrificado a sua vida por minha causa, recobrá-la-á. Que servirá a um homem ganhar o mundo inteiro, se vem a prejudicar a sua vida? Ou que dará um homem em troca de sua vida?" (Mateus 16,25-26).

Portanto, quando se encontrar em situação difícil ou de conflito, lembre-se de navegar para não perder o porto seguro, ou seja, o objetivo para o qual você se destinou e se preparou. As coisas em geral tem seu valor, sua dificuldade, mas só atingem o fim, aqueles que perseveram na meta proposta. Não desista! Tenha uma excelente semana!

Fonte: Reflexões Pe. Luís

VELAS JÁ ACENDIDAS: 1920