Sexta-feira, 17 de Novembro de 2017 - 20:57:26

08/02/2013 - 18:07:00

TEMPO DE QUARESMA

Na próxima Quarta-Feira iniciamos a Quaresma, quarenta dias que nos preparam para a Páscoa do Senhor Jesus Cristo, com exercícios espirituais voltados à penitência, tais como, jejum, abstinência e confissão.
A quaresma nos recorda os quarenta anos de peregrinar no deserto, do Povo de Israel rumo á terra prometida. Também nos lembra os 40 dias que Jesus permaneceu no deserto e foi tentado por Satanás. Além disso, os quarenta dias de pregação do profeta Jonas na cidade de Nínive e que impediu a destruição daquele local.

Diante das figuras evocadas na explicação mística da quaresma, é importante ter-se em conta algumas coisas:
1. É um tempo em que as forças espirituais se degladeiam. Nesse sentido, é conveniente um olhar mais interior no sentido de ver aquelas oportunidades de melhoria a partir de nossa conduta e dar vazão ao homem espiritual renovado à medida de Cristo (Rm 12.2);
2. O Jejum e a abstinência são exercícios muito positivos nesse período, especialmente para a nossa transformação espiritual. O jejum consiste em fazer uma só refeição completa ao dia. A abstinênica consiste em não comer carne. A Quarta-feira de Cinzas e a Sexta-feira Santa são dias de abstinência e jejum, que é obrigatória a partir dos quatorze anos e o jejum dos dezoito aos cinquenta e nove anos de idade. O objetivo dessas práticas cristãs é fazer com que todo nosso ser (alma e corpo) participe de um ato por meio do qual reconheça a necessidade de fazer obras com as quais reparemos o dano causado com nossos pecados e para o bem da Igreja.
3. Fazer uma penitência agradável não significa contar seus pecados aos padres, pois dentro de nossa comunidade a Confissão auricular não é praticada .Então nesse sentido pratique o Exame de Consciência.Precisamente por sermos pecadores, ficamos cegos diante de nossos pecados. Satanás quer nos fazer ver que não há mal no que fazemos. Então o coração se endurece, torna-se insensível às exigências do amor. Por isso é tão importante a conversão do coração. "Por isso, como diz o Espírito Santo: "Se escutardes hoje MINHA voz, não endureceis o coração... Atenção irmãos! Que nenhum de vós tenhais um coração mau e incrédulo [...]" (Hb 3). Deus é um Pai amoroso que nos faz ver o pecado para nos dar a graça do arrependimento e nos perdoar. Porque nos quer livres. No entanto, o demônio não quer que vejamos nosso pecado. Mas se procurarmos o caminho de Deus, o maligno tratará de nos acusar com nossos pecados para que desanimemos e voltemos atrás. Podemos discernir então a diferença. Deus mostra o pecado para libertar e perdoar; o demônio o esconde, mas quando o mostra é para que nos desesperemos e nos distanciemos de Senhor. Devemos rejeitar energicamente estes pensamentos e ir à confissão com toda confiança no perdão de Deus Pai. Deus SEMPRE nos perdoa quando há arrependimento. É muito proveitoso fazer exame de consciência diário e também, com toda humildade, nos abrir a que pessoas próximas de nós nos corrijam. "Se examinássemos a nós mesmos, não seríamos condenados" (I Cor. 11, 31). O exame se faz diante de Deus, escutando Sua voz na consciência.
4. É de fundamental importância participar da EUCARISTIA no tempo da Quaresma, pois adentramos ao nosso deserto espiritual e somente Cristo pode nos dar a força para vencermos essas batalhas travadas. Assim sendo, comece a quaresma recebendo as cinzas, que nos lembram a transitoriedade da vida e a necessidade de vivermos de maneira generosa, reconhecendo a presença divina em nós e nos nosso irmãos. Participe também dos domingos da Quaresma, celebrações especiais que nos ajudam a viver essa espiritualidade mais profunda.

As recomendações acima servem para que você possa dar um passo inicial para Ressuscitar com Cristo nessa Páscoa. Deus te abençõe!

Fonte: Pastoral Paróquia