Sexta-feira, 17 de Novembro de 2017 - 20:57:26

O que você achou deste site?

Bom
Ruim
Ótimo

584302

08/02/2013 - 18:07:00

TEMPO DE QUARESMA



Na próxima Quarta-Feira iniciamos a Quaresma, quarenta dias que nos preparam para a Páscoa do Senhor Jesus Cristo, com exercícios espirituais voltados à penitência, tais como, jejum, abstinência e confissão.
A quaresma nos recorda os quarenta anos de peregrinar no deserto, do Povo de Israel rumo á terra prometida. Também nos lembra os 40 dias que Jesus permaneceu no deserto e foi tentado por Satanás. Além disso, os quarenta dias de pregação do profeta Jonas na cidade de Nínive e que impediu a destruição daquele local.

Diante das figuras evocadas na explicação mística da quaresma, é importante ter-se em conta algumas coisas:
1. É um tempo em que as forças espirituais se degladeiam. Nesse sentido, é conveniente um olhar mais interior no sentido de ver aquelas oportunidades de melhoria a partir de nossa conduta e dar vazão ao homem espiritual renovado à medida de Cristo (Rm 12.2);
2. O Jejum e a abstinência são exercícios muito positivos nesse período, especialmente para a nossa transformação espiritual. O jejum consiste em fazer uma só refeição completa ao dia. A abstinênica consiste em não comer carne. A Quarta-feira de Cinzas e a Sexta-feira Santa são dias de abstinência e jejum, que é obrigatória a partir dos quatorze anos e o jejum dos dezoito aos cinquenta e nove anos de idade. O objetivo dessas práticas cristãs é fazer com que todo nosso ser (alma e corpo) participe de um ato por meio do qual reconheça a necessidade de fazer obras com as quais reparemos o dano causado com nossos pecados e para o bem da Igreja.
3. Fazer uma penitência agradável não significa contar seus pecados aos padres, pois dentro de nossa comunidade a Confissão auricular não é praticada .Então nesse sentido pratique o Exame de Consciência.Precisamente por sermos pecadores, ficamos cegos diante de nossos pecados. Satanás quer nos fazer ver que não há mal no que fazemos. Então o coração se endurece, torna-se insensível às exigências do amor. Por isso é tão importante a conversão do coração. "Por isso, como diz o Espírito Santo: "Se escutardes hoje MINHA voz, não endureceis o coração... Atenção irmãos! Que nenhum de vós tenhais um coração mau e incrédulo [...]" (Hb 3). Deus é um Pai amoroso que nos faz ver o pecado para nos dar a graça do arrependimento e nos perdoar. Porque nos quer livres. No entanto, o demônio não quer que vejamos nosso pecado. Mas se procurarmos o caminho de Deus, o maligno tratará de nos acusar com nossos pecados para que desanimemos e voltemos atrás. Podemos discernir então a diferença. Deus mostra o pecado para libertar e perdoar; o demônio o esconde, mas quando o mostra é para que nos desesperemos e nos distanciemos de Senhor. Devemos rejeitar energicamente estes pensamentos e ir à confissão com toda confiança no perdão de Deus Pai. Deus SEMPRE nos perdoa quando há arrependimento. É muito proveitoso fazer exame de consciência diário e também, com toda humildade, nos abrir a que pessoas próximas de nós nos corrijam. "Se examinássemos a nós mesmos, não seríamos condenados" (I Cor. 11, 31). O exame se faz diante de Deus, escutando Sua voz na consciência.
4. É de fundamental importância participar da EUCARISTIA no tempo da Quaresma, pois adentramos ao nosso deserto espiritual e somente Cristo pode nos dar a força para vencermos essas batalhas travadas. Assim sendo, comece a quaresma recebendo as cinzas, que nos lembram a transitoriedade da vida e a necessidade de vivermos de maneira generosa, reconhecendo a presença divina em nós e nos nosso irmãos. Participe também dos domingos da Quaresma, celebrações especiais que nos ajudam a viver essa espiritualidade mais profunda.

As recomendações acima servem para que você possa dar um passo inicial para Ressuscitar com Cristo nessa Páscoa. Deus te abençõe!


Fonte: Pastoral Paróquia




CLIQUE AQUI

VELAS JÁ ACENDIDAS: 1894
Quaresma 2017
Casamento Felipe e Danielle
JUBILEU DOS 70 ANOS DA ICAB
Missa no Monte das Bem aventuranças na Galiléia
Hino da Vitória
3º domingo da Quaresma
2º Domingo da Quaresma
Resumo da Tipificação de Jesus na Bíblia de Gênesis a Apocal...
Exorcismo de São Miguel Arcanjo 2016. (9 fotos)
CASAMENTOS NA PARÓQUIA E EM CLUBES (57 fotos)
Missas das Crianças (4 fotos)
Festa de Nossa Senhora da Medalha Milagrosa (36 fotos)
PEREGRINAÇÃO TERRA SANTA (22 fotos)
MISSA DE NOSSA SENHORA DA MEDALHA MILAGROSA (4 fotos)
Homenagens da Paróquia (1 fotos)
CELEBRAÇÕES NATALINAS EM COMUNIDADES MISSIONÁRIAS - DISTRIBU... (12 fotos)
ESPAÇO MUSICAL
Página Inicial | Testemunhos | Quem Somos | Nossa Sede | Nossa História | Padroeira | Localização
Missas | Novena | Batismo | Crisma | Eucaristia | Casamento | Mensagem da Semana | Santo do Dia
Agenda | Informativos | Galeria de Fotos | Vídeos | Notícias | Fale Conosco | E-mail

PARÓQUIA NOSSA SENHORA DA MEDALHA MILAGROSA
Endereço: Sgas 910 Conjunto B Bloco C, 30 - Asa Sul - Brasília /DF - (61)3443-8992-9692-3524

© Web Conexão Informática Ltda - Todos os direitos reservados