Sexta-feira, 17 de Novembro de 2017 - 20:56:38

12/02/2013 - 12:07:00

O SIMBOLISMO DAS CINZAS

A Quarta-Feira de Cinzas marca o início dos exercícios quaresmais. A Quaresma é o tempo que a Igreja se reveste do roxo da penitência e por meio da interiorização repensa o sentido da conversão. Tudo isto nos prepara para a vivência da Páscoa, a passagem da morte para a vida, do pecado à libertação dos filhos de Deus. Na sequência apresentaremos um texto do Pe. Antônio Coelho (Curso de Liturgia Romana, 1941), sobre o sentido do uso das cinzas e complementaremos com sua aplicação prática à nossa vida espiritual.

A cinza é o símbolo da penitência, da dor e do luto. É imagem da fragilidade humana, devido á sua leveza. Dizem Abraão e Jó a Deus:"Sou apenas cinza e pó" (Gen 18,27; Jó 30,19).
No antigo testamento, lê-se que para os judeus para expiar os seus pecados ou para apartar de si as tribulações da doença, fome e guerra, se cobriam de cinza, se prostravam na cinza ou comiam pão misturado com cinza. A cinza dos holocaustos era tida como sagrada (Lev. 1,16; 4,12; 6,10). Por vezes misturada com água, servia para aspergir e purificar a assembléia.
Na liturgia católica as cinzas são empregadas no início da Quaresma, na Quarta-Feira de Cinzas. Primitivamente, só os penitentes públicos, depois de confessadas suas culpas diante da comunidade, eram vestidos de cilício e cobertos de cinzas e expulsos do templo. À medida que a penitência pública foi caindo em desuso, esse rito foi sendo simplificado a estendido a todos os fiéis (século IX).
A liturgia de Dedicação das Igrejas contém um rito muito particular anterior ao século VII.  No pavimento da Igreja são traçadas duas linhas transversais em forma de Cruz de Santo André. O pontífice escreve com a extremidade do báculo numa delas o alfabeto grego e noutra o alfabeto latino.Esse rito representa a delimitação do solo sagrado e a tomada de posse em nome de Jesus Cristo. Ainda no mesmo ritual, a cinza é misturada à água, sal e vinho para exorcizar o Altar e o Templo.
O uso das cinzas é também estendido às residencias dos fiéis. Pode ser misturada à agua e sal para apartar o mal, sempre jogando nos cantos da casa, servindo como água lustral, para eliminar os espíritos das sombras.

Fonte: Curso de Liturgia, 1941 - Pe. Antônio Coelho