Sexta-feira, 17 de Novembro de 2017 - 20:56:07

16/02/2013 - 13:29:00

JESUS E A LUTA CONTRA O MAL

O Evangelho deste 1º Domingo da Quaresma nos traz a Tentação de Jesus Cristo no Deserto e nos adverte sobre a luta espiritual que se trava dentro de cada um de nós, quando cedemos aos instintos e não os dominamos de maneira racional e adequada.

Jesus expulsa o demônio por meio da verdade da Palavra de Deus.  Este embate com Satã é na verdade o primeiro que a Bíblia mostra explicitamente no ministério de Jesus. Muitos foram curados de doenças causadas por espíritos malignos, que ao serem expulso (exorcisados) dos corpos das pessoas, estas encontravam a cura.

Esta lembrança move o nosso olhar, logo no começo da Quaresma, para a importância do sacramental da Igreja denominado EXORCISMO. O termo que tem sua origem no grego exorkismós (ato de fazer jurar) é uma cerimônia que tem como objetivos esconjurar os espíritos maus, que se apossaram do corpo dos possessos, bem como, da influência desses espíritos sobre objetos, situações e lugares. Sua razão ancestral é a convicção da antiguidade de que os problemas físicos e mentais eram causados por espíritos e que somente a intervenção da divindade poderia curar a doença. Com o desenvolvimento da ciência e da medicina, muitas dessas doenças foram sendo tratadas por medicamentos e terapias.

Entretanto, a prática do exorcismo ainda é utilizada como importante sinal de proteção dos fiéis contra o mal, especialmente contra a arma milenar do inimigo, tema deste Evangelho Dominical: a tentação. A atividade ordinária do diabo sobre os homens é a tentação e  ele tenta a todos: ...porque o vosso adeversário, o demônio, anda ao redor de vós como leão que ruge, buscando a quem devorar. (1Pd 5,8).
O diabo tem diante de seus olhos um objetivo muito claro. Antes de tudo ele tenta distorcer sua mente para que você não reconheça Cristo como seu Salvador. Depois, quando ele não obtém êxito, ele tenta mantê-lo distante da disposição em servir a Cristo de uma maneira específica. Toda tentação é direcionada para este fim específico.

Para alcançar o seu objetivo, o diabo usa todas as táticas:
  • Ataca diretamente por meio de instrumentos humanos (escândalos, atrações para o mal, perseguições), ou por meio das paixões que estão dentro de nós (1Tm 6,9; 1Cor 7,5);
  • Ataca diretamente na esfera psíquica, suscitando fantasias e imaginações e memórias do passado;
  • Também ataca na esfera física, às vezes afetando nossa saúde;
  • Às vezes ataca por intermédio do vexame  distúrbios externos, como os distúrbios que Jó ou Tobias tiveram nos insultos de suas esposas.
Existem muitas outras formas de ataque. No entanto, é preciso conhecer a forma de vencer o maligno. Nossa relação de proximidade com Deus e com a Igreja precisam ser fortalecidas para vencermos todas as tribulações que forem colocadas em nosso caminho.

Nesse mês de FEVEREIRO, nossa Comunidade está celebrando o Esconjuro, nas quartas às 19 horas, com as celebrações de bênção das velas, da água, do sal e da cruz, para que no 1º Domingo de Março, às 18 horas, seja celebrado o exorcismo geral. Venha fazer parte desta corrente de proteção.

Fonte: O anticristo - quem é e como age. Fr.Elias Vella