Segunda-feira, 20 de Novembro de 2017 - 02:05:03

18/02/2013 - 10:00:00

IMPORTÂNCIA DA BÊNÇÃO NA CASA NO TEMPO DE QUARESMA

Toda bênção é louvor de Deus e pedido para obter seus dons. Em Cristo os cristãos são abençoados por Deus, o Pai "de toda a sorte de bênçãos espirituais" (Ef 1,3).

Este trecho da Carta de São Paulo nos anima para observamos a importância dos sacramentais na nossa vida. Eles têm grande valor de santificação e consagração, pois Deus derrama sobre o homem sua bênção. O Senhor quer nos abençoar por intermédio da Igreja, quer abençoar nossa casa, nossos objetos, pois onde existe a bênção de Deus o diabo não pode tocar.

Mas primeiramente vamos entender o significado de sacramentais:

"A santa mãe Igreja instituiu os sacramentais, que são sinais sagrados pelos quais, à imitação dos sacramentos, são significados efeitos principalmente espirituais, obtidos pela impetração da Igreja. Pelos sacramentais os homens se dispõem a receber o efeito principal dos sacramentos e são santificadas as diversas circunstâncias da vida" (Catecismo da Igreja Católica - CIC § 1667).

Os sacramentais não conferem a graça em si, à maneira dos sacramentos, mas são caminhos que conduzem a ela, ajudando a santificar as diferentes circunstâncias da vida. Eles despertam nos cristãos sentimentos de amor e de fé.

“Os sacramentais não conferem a graça do Espírito Santo à maneira dos sacramentos, mas, pela oração da Igreja preparam para receber a graça e dispõem à cooperação com ela. "Para os fiéis bem-dispostos, quase todo acontecimento vida é santificado pela graça divina que flui do mistério pascal da paixão, morte e ressurreição de Cristo, do qual todos os sacramentos e sacramentais adquirem sua eficácia. E quase não há uso honesto de coisas materiais que não possa ser dirigido à finalidade de santificar o homem e louvar a Deus” (CIC §1670).

Nós precisamos estar revestidos a todo momento da graça santificadora que nos vem através dos sacramentais. Precisamos resgatar em nossa vida o verdadeiro sentido da bênção, pois com ela somos revestidos por Deus contra os ataques de Satanás. O diabo não quer que sejamos portadores dela [bênção] nem que a recebamos.

Todos nós podemos ser portadores da bênção do Senhor, nossas vidas precisam ser transformadas em bênçãos, as quais devem ser transmitidas para as pessoas que estão ao nosso derredor. “ (...) todo batizado é chamado a ser uma "bênção" e a abençoar. Eis por que os leigos podem presidir certas bênçãos; quanto mais uma bênção se referir à vida eclesial e sacramental, tanto mais sua presidência ser reservada ao ministério ordenado (bispo presbíteros - "padres" - ou diáconos)”

Receber a bênção por parte do Ministro da Igreja recorda a unção dos umbrais das casas com o Sangue do cordeiro como na Saída de Israel do Egito (Êxodo 12, 1-7).

Neste espírito de Santidade e de desejo de vida Nova que a Páscoa representa, é importante seguir algumas recomendações para adequar o ambiente de nossa casa a este momento tão bonito de espiritualidade e manifestação do sacramental da Igreja chamado de BENÇÃO DA CASA:

1.    Organize sua casa e convoque seus familiares a permanecerem em casa, bem como os amigos que você desejar convidar para este grande momento, estando todos adequadamente trajados, para honrar a presença do Ministro de Deus que levará a bênção ao seu lar (Mateus 10, 9-13);

2.   Prepare uma mesa em lugar de destaque da casa com toalha branca, um jarro com água, um prato com sal, uma vela, crucifixo, quadro ou imagem de devoção da família, que serão abençoados pelo Ministro de Deus (Ex 25, 17-22; Nm 21,4-9);

3.  Coloque juntamente aos objetos que serão consagrados, os objetos que você gostaria de consagrar ao Senhor: carteiras de trabalho, currículos, documentos pessoais e outros que forem considerados importantes (Atos 5.14-16; Atos 5.14-16);

4.  Ao final da bênção, devolva ao sacerdote o envelope colocando dentro dele seus pedidos de oração permanentes e sua oferta voluntária dada com amor (II Coríntios 9,7);

5.  Que após a saída do sacerdote, a família faça o propósito de viver na Graça recebida, reunindo-se uma vez por semana ao menos, para fazer em casa o Culto Doméstico (Josué 24:14-15).

Fonte: Instruções Pastorais da Paróquia