Sexta-feira, 17 de Novembro de 2017 - 21:01:18

18/05/2013 - 15:04:00

PENTECOSTES - FESTA DA IGREJA DE CRISTO VIVO

O Dia de Pentecostes marca o nascimento de uma nova geração, a Igreja de Cristo. Deus enviou por meio de seu filho amado o Espírito Santo, com seus dons e carismas para dar o alento e a força impulsionadora dos cristãos diante das grandiosas batalhas que estavam por enfrentar. É por isso que Jesus disse: "Quando vier o Paráclito, que vos enviarei da parte do Pai, o Espírito da Verdade, que procede do Pai, ele dará testemunho de mim.Também vós dareis testemunho, porque estais comigo desde o princípio" (João 15,26-27)

A palavra PENTECOSTES, vem do Grego, e corresponde à denominação dada à festa que se comemorava 50 dias após a Páscoa relativa a Festa das Colheitas ou Semanas que, a partir do domínio Grego, recebeu o nome de Pentecostes.

Em Pentecostes, conforme o Atos dos Apóstolos 2,1-13, judeus da diáspora vieram a Jerusalém para celebrar esta lembrança que
buscava reafirmar e aprofundar o sentido da fé em Javé, o Deus Criador e Libertador.
Os principais motivos que levavam os judeus a celebrar esta festa, e que ainda movem os cristãos são:

Aprender a fraternidade

Ao ler todas as reportagens sobre a Festa das Colheitas (Semanas ou Pentecostes) é possível captar partes da cerimônia e, conseqüentemente, sua legislação. Um dos detalhes marcantes dessa "Santa Convocação" é o fortalecimento da fraternidade entre os trabalhadores do campo, incluindo a população israelita, os servos e estrangeiros.

Aprender a ter compromisso com Deus e com a comunidade

Ao celebrar a festa, toda a comunidade aprendia a ser responsável para com a vontade de Deus e com o próximo - não somente com os irmãos de sangue e fé. O ritual da festa ensinava, pedagogicamente, que Deus é o Criador e Sustentador das leis que regem o mundo. Ele fez uma distribuição comunitária da terra e manda a chuva para hebreus e gentios, bons e maus, homens e mulheres, jovens e crianças. O ritual da festa entendia que o grande problema da humanidade é a falta de amor uns para com os outros.

Aprender a repartir os dons

Primitivamente, o povo bíblico convivia com as leis divinas de modo feliz, sem lhe causar sofrimento. Por exemplo, a festa das Colheitas ensinou a comunidade de trabalhadores do campo que se deveria entregar o excedente de sua produção agrícola para Javé, a fim de que essa oferta seja compartilhada com os menos favorecidos (Lv 25.6-7, 21-22). A pedagogia dessa lei possui uma profunda sabedoria, pois ela tem como alvo educar o povo dentro dos princípios da solidariedade e igualdade social.

Aprender a agradecer

Ao agradecer a Deus pelo dom da terra - para morar, plantar e alimentar dos frutos produzidos nela - o povo descobria os mistérios da graça divina. Ser grato pela "terra que mana leite e mel", pela cevada, trigo e outros grãos que sustentam vida representam uma alegria de enormes proporções. Além da terra, os celebrantes eram ensinados a agradecer a Deus pela instrução que disciplina e ordena a vida comunitária.

Então, viva esse Pentecostes de amor, reaprendendo do Espírito Santo o caminho que te liga ao Senhor.
Vinde, Espírito Santo,
enchei os corações dos Vossos fiéis,
e acendei neles o fogo do Vosso amor.
Enviai o Vosso Espírito, e tudo será criado,
e renovareis a face da terra.

Fonte: http://www.metodista.br/fateo/materiais-de-apoio/estudos-biblicos/a-festa-de-pentecostes-no-antigo-testamento