Quinta-feira, 19 de Abril de 2018 - 19:04:04

21/08/2013 - 08:02:00

O PECADO

O pecado (hamartia em grego) é errar no objetivo, não chegar a ser o que devemos ser, perder a rota da identidade e a felicidade. Seduzidos por um prazer transitório ou superficial, perdemos a felicidade permanente e inclusive a eterna.

O pecado é também um atentado contra a soberania de Deus; querer usurpar a árvore da ciência do bem e do mal para decidir por nós mesmos o que é bom e o que é mau, à margem de Deus.

Por fim, o pecado é não confiar em Deus, mas querer salvar-nos por nós mesmos.

Deus nos ama tanto que não quer que percamos a felicidade, porque o pecado causa mais dano ao homem que a Deus; é por isso que Ele não quer que pequemos: "Quem peca contra mim, fera a si mesmo" (Pr 8,36).

É importante lembrar que nessa história do pecado existe uma tripla má notícia:
1º) Todos pecarão (Rm 3, 10-12), seja pela via do pecado escandaloso ou da hipocrisia e da mentira;
2º) Não podemos nos salvar por nós mesmos (Rm 7,24);
3º) Temos um inimigo que não podemos vencer: o acusador (Jó 1).

Entretanto, Jesus se mostrou muito compreensivo com todos os pecadores. Comia com eles, deixou-se lavar os pés por uma prostituta, e entre seus seguidores incondicionais contava gente de reputação duvidosa. Nunca rejeitou, julgou ou condenou nenhum pecador.

O ponto de partida para resolver o problema do pecado em nossa vida é reconhecê-lo (Jo 9,41). O ÚNICO PECADO QUE NÃO PODE SER PERDOADO É AQUELE QUE NÃO RECONHECEMOS!

Fonte: Flores, José H. Prado. Ide e evangelizai os batizados. pp. 25-34

VELAS JÁ ACENDIDAS: 1988