Segunda-feira, 20 de Novembro de 2017 - 02:05:14

17/09/2013 - 16:28:00

Vida em Comunidade

Na vida em comunidade, somos convocados a viver uma experiência de imersão, de nos importarmos com o crescimento de toda a obra, de não sermos alheios! Nosso Senhor Jesus Cristo falou que onde dois ou mais estivessem reunidos em seu nome, Ele estaria presente (Mt 18,20).
Muitas pessoas acham que a vida de comunidade é apenas para os padres e religiosos. Entretanto, somos todos responsáveis, pois todos somos membros desse corpo, cuja cabeça é Cristo (Rm 12,4-5).
Essa história da fábula do rato e da ratoeira, serve para refletirmos sobre como somos responsáveis uns pelos outros em nossa vida comunitária.

“Um rato, olhando pelo buraco na parede, vê o fazendeiro e sua esposa abrindo um pacote. Pensou logo no tipo de comida que poderia haver ali. Ao descobrir que era uma ratoeira ficou aterrorizado. Correu ao pátio da fazenda advertindo a todos:
“- Há uma ratoeira na casa, uma ratoeira na casa !!! ”A galinha, disse:
“- Desculpe-me Sr. Rato, eu entendo que isso seja um grande problema para o senhor, mas não me prejudica em nada, não me incomoda.”O rato foi até o porco e lhe disse:“
- Há uma ratoeira na casa, uma ratoeira !!!”“
- Desculpe-me Sr. Rato, disse o porco, mas não há nada que eu possa fazer, a não ser rezar. Fique tranqüilo que o senhor será lembrado nas minhas preces.”O rato dirigiu-se então à vaca. Ela lhe disse:“
- O que Sr. Rato? Uma ratoeira? Por acaso estou em perigo? Acho que não!
”Então o rato voltou para a casa, cabisbaixo e abatido, para encarar a ratoeira do fazendeiro .Naquela noite ouviu-se um barulho, como o de uma ratoeira pegando sua vítima. A mulher do fazendeiro correu para ver o que havia pego. No escuro, ela não viu que a ratoeira havia pego a cauda de uma cobra venenosa. E a cobra picou a mulher…O fazendeiro a levou imediatamente ao hospital. Ela voltou com febre.Todo mundo sabe que para alimentar alguém com febre, nada melhor que uma canja de galinha. O fazendeiro pegou seu cutelo e foi providenciar o ingrediente principal. Como a doença da mulher continuava, os amigos e vizinhos vieram visitá-la. Para alimentá-los o fazendeiro matou o porco. A mulher não melhorou e acabou morrendo. Muita gente veio para o funeral. O fazendeiro então sacrificou a vaca, para alimentar todo aquele povo.

Na próxima vez que você ouvir dizer que alguém está diante de um problema e acreditar que o problema não lhe diz respeito, lembre-se que, quando há uma ratoeira na casa, toda a fazenda corre risco. O problema de um é problema de todos.

Fonte: http://criancagenial.blogspot.com.br/2008/09/fbula-do-rato-viver-em-comunidade.html