Segunda-feira, 20 de Novembro de 2017 - 02:09:45

24/09/2015 - 08:52:00

SIGNIFICADO E IMPORTÂNCIA DO EXORCISMO

O termo exorcismo (do grego exorkismós, "acto de fazer jurar", pelo latim exorcismu) designa o ritual executado por uma pessoa devidamente autorizada para expulsar espíritos malignos (ou demónios) de uma pessoa sob possessão demoníaca; expulsar demônios por intermédio de rezas e esconjuros (imprecações). Não se refere a casos de demoniomania, isto é, de um estado mórbido mental em que o doente se julga possesso pelo Demônio, ou por dois ou mais demônios.

No ritual católico do exorcismo, os padres não devem por princípio acreditar prontamente que uma pessoa está sob possessão demoníaca. Somente os bispos, podem autorizar um sacerdote a fazer exorcismos.

No ritual do exorcismo e depois de invocar a sua segurança e de todos aqueles que o assistem, o padre condena o(s) demônio(s) a não ter poderes sobre qualquer um dos presentes perante o possesso - amarrado para prevenir qualquer tentativa de agressão. Segundo alguns relatos deste ritual, os "demônios" respondem com mentiras às numerosas perguntas do sacerdote sobre questões várias que incluem a identidade do "demônio" e a razão da possessão. Apesar da resistência do(s) demônio(s), o padre exorta-os a irem embora do corpo do possesso durante muito tempo e com muita insistência até que, por invocação do Nome de Deus, de Cristo Jesus e todos os anjos, ao fim de horas extenuantes de invocações e de oração, poderá acontecer que o possesso seja libertado do domínio demoníaco e considerado "curado". Outras vezes essa situação pode ser revertida e a possessão volta a atormentar o paciente que muitas vezes também procura alívio em tratamentos psiquiátricos.

Podemos dividir as formas de possessão em quatro.

Encosto: O espírito fica próximo à pessoa, mas a influência é pequena. Neste caso, banhos de água e sal ou orações como o Pai-Nosso ou o Credo, afastam este espírito inferior. Geralmente estes espíritos são de pessoas que desencarnaram e pertencem a família do possuído.

Espírito opressivo: O espírito tem a capacidade de vampirizar a energia do indivíduo. Os efeitos são sentidos como um cansaço ou vontade de chorar que podem cessar de um momento para outro. Indica-se neste caso, que se utilize um saquinho de cor vermelha, sempre junto ao corpo para neutralizar a presença deste espírito. Também os banho de água com sal, são benéficos neste caso. A leitura do salmo 23 é o mais indicado contra o espírito opressivo.

Obsessão: O espírito consegue ficar de maneira tão dominante no corpo astral do indivíduo que pode até mesmo mudar o modo de falar e fazer coisas que normalmente não faria no dia-a-dia. Chega até mesmo a não reconhecer parentes e pessoas próximas de seu convívio. É bom frisar que aqui no Brasil de acordo com o espiritismo ou nas religiões afro-brasileiras como a umbanda e candomblé, existem os fenômenos de possessão de espíritos doutrinadores e iluminados, trazendo ao médium apenas benefícios.

Possessão: Neste caso, o espírito toma o corpo da pessoa, fazendo com que ocorram até fenômenos de poltergeist (conjunto de fenômenos produzidos espontaneamente, que consiste em ruídos e deslocamento de objetos, podendo ter duração indeterminada).

O processo pode ser demorado, chegando a durar uma semana. Deve ser tratado imediatamente, pois este espírito pode levar a morte do possuído. Os exorcistas recorrem as preces, água-benta, defumadores, essências de rosas e arruda. O sal que é associado a pureza espiritual também é utilizado.

Fonte: Paróquia